DARI


A Diretoria Adjunta de Relações Internacionais (DARI) tem como objetivo implementar e desenvolver a Internacionalização da Escola Politécnica. Propiciando experiências acadêmicas no Brasil e no exterior que acrescentem profissionalmente aos participantes e contribuam para o crescimento dos países envolvidos.

Espaço Intercambista O espaço intercambista tem como objetivo de orientar os passos necessários para que seu intercâmbio seja realizado com sucesso e sem danos a sua vida acadêmica​. Verifique a Norma n°1 da POLI com os critérios mínimos de todos os programas. Cada programa de intercâmbio pode ser mais restritivo, dependendo do caso.

Observe todas as etapas abaixo, pois o cumprimento de cada etapa é importante para que você possa aproveitar ao máximo sua mobilidade, sem ter que se preocupar com sua vida acadêmica na UFRJ​ durante o intercâmbio.

Para que não haja problema de impressão e atraso no envio dos documentos exigidos abaixo, a DARI aconselha aos alunos que levem as declarações impressas para que sejam assinadas e digitalizadas. Com os avanços tecnológicos, os celulares Android e Ios apresentam aplicativos de scanner, assim, vocês não terão problemas na hora do envio.

1 - Entrega do Plano de Estudos e Formulário de Registro de Saída à DARI/POLI

O Formulário de Registro de Saída é o primeiro passo para o intercambista POLI ativar seu status de Aluno em Intercâmbio, pois os dados deste formulário compõem a documentação que será enviada pela DARI/POLI para a DRE.

Este procedimento é indispensável para que esta etapa da vida acadêmica esteja registrada no histórico escolar com a posterior inclusão das disciplinas validadas. Dessa forma, esta é uma etapa OBRIGATÓRIA. O descumprimento desta etapa desampara o aluno dos direitos do intercambista.

Compõem esta etapa:

1) Impressão do Plano de Estudos e, após o preenchimento, digitalizar para inclusão no formulário online (o documento pode ser digitalizado sem assinatura da DARI). Assinaturas do candidato e do coordenador de curso são obrigatórias.

2) Preenchimento dos dados do formulário online.

3) Leitura do Termo de Compromisso disponível online para aceite das condições nele presentes no formulário.

4) Impressão do documento gerado a partir dos dados do aluno para entrega na DARI-Poli.

5) Levar originais com uma cópia para a Poli (Formulário de Saída e Plano de Estudos assinados).

O original é arquivado e a cópia (com a assinatura da DARI-Poli) será a comprovação do aluno da entrega e registro. Cabe lembrar que, caso o aluno queira validar as disciplinas cursadas no exterior, esse documento será fundamental para abrir o processo de equivalência.

2 - Entrar com processo de obtenção de visto

Cabe salientar que o prazo para a obtenção do visto é de 15 dias úteis, ou seja, aproximadamente três semanas. Podem ser necessárias outras etapas antes de entrar com o pedido de visto, como por exemplo: para obter visto para a França, é necessário o comprovante da inscrição no Campus France e o envio de documentação. Para dicas de passaporte, visto e entre outros, acesse o site Portal Consular, mas não deixe de se informar por conta própria.

Após o cumprimento de todas essas etapas, e a obtenção do visto, você já pode comprar sua passagem. Não se esqueça de resolver questões como obtenção do seguro de viagem, que é obrigatório para poder viajar, e verificar a moradia/hospedagem, principalmente se sua universidade possui alojamento, pois é preciso requisitar uma vaga o mais cedo possível, antes de viajar.

3 - Envio da Declaração de Chegada à DARI/POLI​-UFRJ

Ao chegar ao seu lugar de destino, o aluno deve preencher o Formulário de Registro de Chegada e anexar uma cópia digitalizada da Declaração de Chegada assinada e carimbada pelo responsável das Relações Internacionais da universidade parceira.

Os alunos que devem viajar mais cedo para o curso de idiomas no exterior, deverão enviar dois formulários de chegada, um assinado e carimbado pelo coordenador do curso e outro assinado e carimbado pela universidade parceira.

A partir daí, seu nome será enviado à DRE para regularização de matrícula. Após esse passo, sua comunicação com a DARI só precisará ser feita caso você tenha alguma dúvida ou precise de alguma declaração.

4 - Alteração de Plano de Estudo

Toda Alteração no Plano de Estudos (APE) original deve ser solicitada via o formulário online Alteração de Plano de Estudos - Formulário de Envio. O aluno deverá preencher a Alteração do Plano de Estudos com as disciplinas que deseja incluir ao plano de estudos original, assinar, digitalizar e anexar no Formulário de Envio.

Cabe lembrar que o aluno deverá enviar apenas UMA alteração por semestre, dentro do prazo estipulado pela DARI. As exclusões de matérias não cursadas não precisam ser enviadas. As alterações possuem aprovação automática, logo não é necessário enviar aos coordenadores de curso.

Os prazos para envios das APEs são:
  • 1º Semstre: de 1º de Fevereiro até 31 de Março
  • 2º Semstre: de 1º de Setembro até 31 de Outubro


5 - Prorrogação de intercâmbio

Para que o aluno mantenha sua situação regular na UFRJ, primeiramente ele deve apresentar algum documento da universidade parceira concordando com a prorrogação e um documento de pesquisa/estágio com a proposta de estadia no exterior (com as datas precisas). Logo depois, o aluno precisará preencher o Formulário de Prorrogação do Intercâmbio e anexar as cartas supracitadas. Assim, entraremos em contato com o coordenador de projeto e/ou de curso solicitando o aval.

Cabe lembrar que o aluno só sai em intercâmbio com prazo máximo de 12 meses no exterior e, por isso, o aluno que fizer curso de idiomas por 6 meses deverá enviar a carta de aceite/documento de chegada do curso solicitando a inclusão da mensagem de "aluno em intercâmbio por mais um semestre no boletim acadêmico.

6 - Envio da Declaração de Retorno

O preenchimento do Formulário de Registro de Retorno é o procedimento necessário para o Intercambista POLI reativar sua matrícula, após a conclusão de seu intercâmbio. Os dados do formulário gerarão uma planilha que será utilizada pela DARI/POLI para a alteração de status no SIGA. Dessa forma, o preenchimento do formulário é OBRIGATÓRIO e o não cumprimento desta etapa implica a não alteração do status.

O formulário deve ser enviado junto do comprovante da compra da passagem aérea, pois com o SIGA CALMO, o aluno só poderá se inscrever em disciplinas após a ativação da matrícula. A data-limite da POLI para o retorno é o último dia do pedido de inscrição de disciplina em caráter excepcional. Fique de olho no site da PR1!

7 - Processo de dispensa de disciplinas

O aluno pode alterar seu plano de estudos durante a viagem, porém, toda e qualquer equivalência de disciplina cursada em IESE só será concedida mediante processo de dispensa de disciplina aberto pelo(a) aluno(a) após seu retorno à UFRJ e aprovação do mesmo pela Coordenação do Curso.
Cada início de semestre a DARI promoverá uma palestra de orientação a respeito do tema onde os alunos regressos de intercâmbio poderão sanar suas dúvidas.

Os procedimentos e documentos necessários à abertura do processo de dispensa de disciplinas estão listados abaixo.

7.1 - Procedimentos para abertura do processo :

1) Para registrar seu pedido você deve preencher o Formulário Online para Dispensa de Disciplinas

2) Neste Formulário, além de preencher os campos solicitados, você deverá anexar a cópia digital dos seguintes documentos :

Requerimento de Dispensa de Disciplina cursada em Intercâmbio Acadêmico

Arquivo em formato .xlsx. Alguns campos deste arquivo NÃO SÃO EDITÁVEIS, devendo o aluno APENAS selecionar um dos valores já existentes. Caso deseje alguma alteração no Requerimento (adição de disciplina, universidade, etc) procure a DARI. Arquivos com edições não autorizadas serão considerados inválidos ao processo de dispensa.

Boletim Escolar Oficial da IESE parceira

Será aceita cópia desde que autenticada por funcionário da DARI/POLI. Cópias digitais serão aceitas desde que enviadas pela IESE diretamente para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Relatório de Intercâmbio (Instruções)

3) Após o envio do Formulário você receberá uma mensagem confirmando o envio e indicando a documentação que deverá ser entregue na DARI para conclusão da abertura do processo

4) Ao entregar sua documentação na DARI você deve informar se possui algum outro processo de dispensa de disciplinas em seu nome.

5) A abertura do processo demora cerca de três dias úteis contando a partir da data de entrega da documentação. Para encontrar seu processo no SAP você deve utilizar a opção pesquisar e digitar seu nome no campo "Interessado:"

7.2 - Documentos necessários a abertura do processo:

1) Requerimento de Dispensa de Disciplina cursada em Intercâmbio Acadêmico

2) Cópia do Plano de Estudos entregue à DARI/POLI antes do início do intercâmbio, o qual deve estar devidamente assinado pela Coordenação do Curso e pela DARI/POLI.

3) Cópia da Alteração do Plano de Estudos quando for necessário.

4) Boletim Escolar Oficial original da IESE na qual o(a) aluno(a) realizou o intercâmbio. Será aceita cópia desde que autenticada por funcionário da DARI/POLI. (Cópias digitais serão aceitas desde que enviadas pela IESE diretamente para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

5) Ementas originais das disciplinas cursadas na IESE e traduções das mesmas para o português (tradução-livre).

6) Relatório de Intercâmbio (Instruções) - Documento com título: Nome e sobrenome; Curso; Projeto de Intercâmbio, etc.

7) Boletim Escolar da UFRJ atual.