Fique atento ao cronograma para abertura de processo de dispensa de disciplinas.
Fique atento ao cronograma para abertura de processo de dispensa de disciplinas.
seo joomla
Polytechnic School | International Relations Office | credits
Conteúdo e informações

Poli . UFRJ

Diretora de Relações Internacionais da Escola Politécnica (2014-2017) e representante do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ) no Conselho de relações Internacionais da UFRJ (2016-2017)

Poli . UFRJ

Diretor de Relações Internacionais da Escola Politécnica da UFRJ (Desde 2017)





Poli . UFRJ

Chefe Administrativo da Diretoria Adjunta de Relações Internacionais





Poli . UFRJ

Administrativo
OUTGOING
(FRENCH SPEAKER)

Poli . UFRJ

Administrativo
INCOMING
(ENGLISH SPEAKER)

web developer (front-end) and web designer
Design (visual) da aplicação web e Programação Front-End.
sample87
profile-sample4

Lenes AlvesVisual Communication Design

More Info
Lei de Acesso à Informação

A Lei nº 12.527/2011 , Lei de Acesso à Informação, é um importante marco na história da Administração Pública para a concretização da participação cidadã. Esse novo microssistema legal, que trata do acesso à informação como direito público fundamental, também se traduz em um instrumento para a modernização do Estado, como ferramenta de controle e de transparência, no âmbito dos Direitos Humanos.

O acesso à informação passa a ser regra e o sigilo, a exceção. Essa é uma mudança de paradigma, que pretende dar vez a uma nova cultura, a cultura da participação, como um direito que permite ao cidadão alcançar outros direitos, como, por exemplo, o direito à educação, à saúde, à previdência.

Em uma cultura de participação, o conhecimento da informação é uma ferramenta que possibilita o monitoramento das decisões dos governantes e, principalmente, viabiliza requerer direitos essenciais. Portanto, compete ao Estado provê-la de forma transparente, tempestiva e compreensível, de acordo com as regras e prazos estabelecidos na Lei.

Neste portal, é possível acessar as principais informações da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Se o conteúdo desejado não estiver disponível, o cidadão poderá solicitá-lo, por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), sendo necessário apenas que se identifique e especifique o seu pedido de informação, não é preciso motivá-lo.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro renova o seu compromisso com a sociedade e observa que fará todos os esforços para promover continuamente a capacitação de seus servidores, buscando melhorar os seus sistemas e a gestão da informação, com o objetivo de proporcionar ao cidadão um atendimento eficiente e de qualidade.

O pedido de informação poderá ser feito:

Pela internet: http://www.acessoainformacao.gov.br/sistema

Atendimento presencial: Localização do SIC-UFRJ
Av. Pedro Calmon, 550 - Prédio da Reitoria - 2º andar - sala da Ouvidoria - Cidade Universitária - Rio Janeiro - RJ - CEP: 21941-901
Telefones: (21) 3938-1953 e 3938-1954
Horário de funcionamento: das 10h às 12h e das 14h às 16h

Para atendimento presencial, preencha um dos formulários abaixo e entregue ao SIC-UFRJ:
Formulário de Solicitação de Informação - Pessoa Jurídica
Formulário de Solicitação de Informação - Pessoa Natural

Formulário de Recurso - Pessoa Jurídica
Formulario de Recurso - Pessoa Natural

Formulário de Reclamação - Pessoa Jurídica
Formulário de Reclamação - Pessoa Natural

Conheça mais detalhes sobre a Lei de Acesso à Informação:
Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011
http://www.acessoainformacao.gov.br/acessoainformacaogov/
Decreto nº 7724, de 16 de maio de 2012

Boletim Informativo da Lei de Acesso à Informação

Boletim 01
Boletim 02
Boletim 03
Boletim 04

Download de Logomarcas e imagens da Lei de Acesso à Informação

Imagens

FAQs Em que tipo de disciplinas é possível se inscrever na universidade anfitriã?

É possível se inscrever em praticamente todas as disciplinas oferecidas pela universidade anfitriã, desde que as disciplinas estejam sendo oferecidas no período e sejam aprovadas pelo Coordenador de graduação da sua habilitação na Escola Politécnica da UFRJ, para efeito de equivalência de créditos.

A Escola Politécnica oferece vagas de intercâmbio para estudantes dispostos a pagar por todas as despesas do curso?

Sim. Existem convênios em que o aluno torna-se responsável por todas as despesas. Alguns deles possuem processo seletivo em decorrência de sua demanda. Para os intercâmbios sem grande procura, é possível participar sem que haja seleção, o candidato precisa somente entregar a documentação necessária para processar seu afastamento em intercâmbio.

O diploma FCE (Cambridge) pode substituir o TOEFL no programa de intercâmbio?

A exigência das universidades americanas é que o candidato obtenha uma pontuação mínima para a entrada desse em intercâmbio. Os programas dos Estados Unidos aceitam o FCE, contanto que com pontuação equivalente à exigida no TOEFL. Cada instituição conveniada exige uma pontuação diferenciada, portanto, busque informações no site da universidade desejada.

Sou um estudante brasileiro morando há 4 anos na França, onde faço minha graduação. Estou estudando no INSA de Lyon o quarto ano de Engenharia Industrial. Temos a possibilidade de fazer um intercâmbio ou duplo diploma a partir do ano letivo que vem (começando em outubro). Gostaria de perguntar ao Sr. quais são as dificuldades encontradas para validar meu diploma francês no Brasil, e quais as dificuldades de exercer a profissão de engenheiro industrial caso eu opte por não retornar agora para fazer o duplo diploma?

Respondendo às suas perguntas:

1 - Qualquer diploma obtido no exterior, para ser válido no Brasil tem que passar por um processo de equivalência/revalidação. Em essência o interessado deve procurar uma Universidade pública que ofereça o curso que julgue equivalente. Há que se abrir processo anexando todos os documento que permitam a avaliação de equivalência: diploma, currículo, ementas, etc. O processo dura três meses. O processo na UFRJ é regido pela resolução do CEG nº 02/05 que você encontra no link abaixo.

Normas para a revalidação de diplomas de graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior

2 - Se você vier a participar de um programa de duplo-diploma, obterá um diploma da UFRJ, em tudo e por tudo igual ao obtido por um estudante nosso e, portanto, estará dispensado do item anterior.

3 - Em qualquer caso após a obtenção do diploma é necessário o cadastramento no CREA para que se possa trabalhar como engenheiro, assinando projetos, etc. É mero ato formal, não se prevendo qualquer dificuldade intrínseca.

4 - Para participar de nosso programa de duplo-diploma é necessário a formalização pela sua escola de origem; ou seja, não basta a vontade do aluno, é necessário passar pelos trâmites e processos seletivos da instituição.

5 - Entendi que seu curso tem formatação anterior à preconizada pelo Protocolo de Bolonha. Os novos cursos, por sua duração muito inferior aos nossos, terão dificuldades em terem a equivalência reconhecida.

LINKS ÚTEIS

Tradução Juramentada

ATP - Associação Profissional de Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais, Juramentados, do Estado do Rio de Janeiro

CAPES

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

TOEFL

Teste que avalia sua capacidade de usar e compreender o inglês no nível universitário.

CONSULADOS

Guia de embaixadas e consulados no Brasil.

EduFrance

Link onde o aluno encontra informações gerais para estudar na França.

Filipe

Site que oferece cursos de frances on-line para aprendizado de Frances técnico.

Rio Accueil

Esta página é mantida pela comunidade francesa que vive no Rio. Há informações úteis em Francês para qualquer um que queira morar no Rio por um curto/médio prazo.

International Association for the Exchange of Students for Technical Experience

Organização internacional que dá suporte ao intercâmbio e estágios profissionais para estudantes de nivel superior.

FUNDAÇÃO ESTUDAR

Organização privada de excelente nível que auxilia estudantes brasileiros nos estudos de graduação ou pós-graduação no exterior.

BRASUP

Associação de Alunos Brasileiros que estudam na Universidade do Porto.

Informativo ParisTech

Para informações a respeito da abertura do processo de Dispensa de Disciplinas realizadas durante intercâmbio, procure a secretaria do seu curso.

7 - Processo de dispensa de disciplinas

O aluno pode alterar seu plano de estudos durante a viagem, porém, toda e qualquer equivalência de disciplina cursada em IESE só será concedida mediante processo de dispensa de disciplina aberto pelo(a) aluno(a) após seu retorno à UFRJ e aprovação do mesmo pela Coordenação do Curso.
Os procedimentos e documentos necessários à abertura do processo de dispensa de disciplinas estão listados abaixo.

7.1 - Procedimentos para abertura do processo :

1) Procure a Secretaria de seu curos na Poli e solicite as informações para abertura do processo.

7.2 - Documentos necessários a abertura do processo:

1) Requerimento de Dispensa de Disciplina cursada em Intercâmbio Acadêmico

2) Cópia do Plano de Estudos entregue à DARI/POLI antes do início do intercâmbio, o qual deve estar devidamente assinado pela Coordenação do Curso e pela DARI/POLI.

3) Cópia da Alteração do Plano de Estudos quando for necessário.

4) Boletim Escolar Oficial original da IESE na qual o(a) aluno(a) realizou o intercâmbio. Será aceita cópia desde que autenticada por funcionário da DARI/POLI. (Cópias digitais serão aceitas desde que enviadas pela IESE diretamente para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

5) Ementas originais das disciplinas cursadas na IESE e traduções das mesmas para o português (tradução-livre).

6) Relatório de Intercâmbio (Instruções) - Documento com título: Nome e sobrenome; Curso; Projeto de Intercâmbio, etc.

7) Boletim Escolar da UFRJ atual.

Somente poderá ser aberto o processo com TODA a documentação exigida

. Resolução Nº 2 de 29/08/2012 - Concessão de Equivalência de Disciplinas de Intercâmbio Acadêmico na Escola Politécnica/UFRJ

Resolução N° 03 de 15/12/2014 - Normas de Validação de Créditos para Duplo Diploma da Escola Politécnica/UFRJ

Dispensas concedidas pelos professores do Curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da UFRJ para disciplinas cursadas em regime de intercâmbio acadêmico da POLI/UFRJ.

Os professores são soberanos na solicitação de trabalho, entrevista e prova, para conceder a dispensa solicitada pelo aluno, desde que amplamente divulgada. O aluno poderá anexar novos documentos ao processo sempre que for solicitado pelo coordenador e/ou professor responsável, com a finalidade de enriquecer o pedido de dispensa. Estes documentos devem ser paginados, rubricados e carimbados pelo coordenador.

Equivalências da Brunel University
Equivalências da California State University
Equivalências da École des Ingenieurs de la Ville de Paris
Equivalências da École Nationale Superieure des Mines d´Alés
Equivalências da FEUP-Universidade do Porto
Equivalências da KTH-Royal Institute of Technology
Equivalências da Universidad da Coruña
Equivalências da Universidade de Coimbra
Equivalências da Universitat Politecnica de Catalunya
Equivalências da Université Catholique de Louvain
Equivalências da Université Joseph Fourier
Equivalências da Université Technique de Compiegne
Equivalências da University of Southampton
Equivalências do Instituto Superior Técnico de Lisboa
Equivalências da Anglia Ruskin University
Equivalências da Arizona State University
Equivalências da California State
Equivalências da California State University-Fullerton
Equivalências da Dublin Institute of Technology
Equivalências da Heriot-Watt University
Equivalências do Ilinois Institute os Technology - IIT
Equivalências do Inst. Superior Técnico Lisboa
Equivalências da Loughborough University
Equivalências da Morgan State University
Equivalências da Newcastle University
Equivalências da Northern Arizona Universsity
Equivalências do Politecnico di Milano
Equivalências da The College of New Jersey
Equivalências da The Pennsylvania State Unive
Equivalências da The University of Queensland
Equivalências da The University of Stralhdyde
Equivalências da Universidade do Minho
Equivalências da Université de Technologie de Compiègne
Equivalências da University Central Flórida
Equivalências da University of Dundee
Equivalências da University of East London
Equivalências da University of Idaho
Equivalências da University of Leeds
Equivalências da University of Limerick
Equivalências da University of Liverpool
Equivalências da University of News South Wales
Equivalências da University of Southern California
Equivalências da University of Texas at El Paso
Equivalências da University of Toronto
Dispensas concedidas pelos professores do Curso de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da UFRJ para disciplinas cursadas em regime de intercâmbio acadêmico da POLI/UFRJ

Os professores são soberanos na solicitação de trabalho, entrevista e prova, para conceder a dispensa solicitada pelo aluno, desde que amplamente divulgada. O aluno poderá anexar novos documentos ao processo sempre que for solicitado pelo coordenador e/ou professor responsável, com a finalidade de enriquecer o pedido de dispensa. Estes documentos devem ser paginados, rubricados e carimbados pelo coordenador.

Dispensas já concedidas
Dispensas concedidas pelos professores do Curso de Engenharia Naval da Escola Politécnica da UFRJ para disciplinas cursadas em regime de intercâmbio acadêmico da POLI/UFRJ.

Os professores são soberanos na solicitação de trabalho, entrevista e prova, para conceder a dispensa solicitada pelo aluno, desde que amplamente divulgada. O aluno poderá anexar novos documentos ao processo sempre que for solicitado pelo coordenador e/ou professor responsável, com a finalidade de enriquecer o pedido de dispensa. Estes documentos devem ser paginados, rubricados e carimbados pelo coordenador.

Equivalências Florida Atlantic University - FAU
Equivalências Instituto Superior Técnico - Universidade Técnica de Lisboa
Equivalências Memorial University of Newfoundland
Equivalências MIT - Massachussets Institute of Technology
Equivalências Newcastle University
Equivalências Stevens Institute of Technology
Equivalências Universidad Politécnica de Madrid
Equivalências Universidade de Coruña
Equivalências University of Central Florida
Equivalências University of New South Wales - UNSW
Equivalências University of Southampton