Ms Claire DELHOMME
  • Claire Delhomme | École Centrale de Nantes

Claire Delhomme, membro da equipe de mobilidade de estudantes do Departamento de Relações Internacionais da École Centrale de Nantes - uma das universidades parceiras da Poli no programa de intercâmbio de duplo diploma - , esteve trabalhando ao lado da equipe da Direção Adjunta de Relações Internacionais da Escola Politécnica da UFRJ, no mês de outubro, em intercâmbio, através do programa de mobilidade Sustain-T, um projeto do Erasmus Mundus, que além da mobilidade de alunos e professores também possibilita o intercâmbio de funcionários ligados ao setor de relações internacionais.

Claire, esteve na UFRJ para compreender melhor como funciona a Poli, em termos de estrutura, organização e disciplinas, conhecer setores, atividades e apreender sobre o trabalho da DARI principalmente no que concerne à relação com alunos em processo de ou já em intercâmbio e projetos em andamento. Em Nantes, ela já trabalha em parceria com a Dari, auxiliando os alunos internacionais, ajudando a encontrar moradia e também na adaptação e qualquer outro problema que o aluno que chega a Nantes possa encontrar. Por isso para ela é muito importante entender um pouco mais da cultura brasileira, para saber assim quais são as maiores dificuldades que um aluno da Poli pode enfrentar quando se muda para lá.

A parceria com a Écoles Centrales é uma das parcerias mais antigas da Poli, e o concorrido processo seletivo é um esforço empreendido entre a DARI-POLI e as Écoles Centrales.

Todo trabalho e aproximação da Claire à rotina de trabalho da Diretoria Adjunta de Relações Internacionais da POLI correspondeu a um trabalho de pesquisa e estudo sobre o qual ela pôde apoiar e justificar o desenvolvimento de seu projeto de intercâmbio pelo qual objetivava compor uma proposta cujo programa se voltasse para a produção de atividades, calendário, eventos, recepção, palestras e divulgação direcionada a Relações Internacionais, mas norteada especificamente pelas necessidades dos alunos estrangeiros. Leia mais.