DARI


A Diretoria Adjunta de Relações Internacionais (DARI) tem como objetivo implementar e desenvolver a Internacionalização da Escola Politécnica. Propiciando experiências acadêmicas no Brasil e no exterior que acrescentem profissionalmente aos participantes e contribuam para o crescimento dos países envolvidos.

Espaço Intercambista O Espaço Intercambista tem como objetivo informar os passos necessários para que seu intercâmbio seja realizado com sucesso e sem danos à sua vida acadêmica​.

Verifique a Resolução de Intercâmbio da POLI com os critérios mínimos de todos os programas. Cada programa de intercâmbio possui edital próprio, podendo ser mais restritivo em relação a requisitos como C.R.A e créditos concluídos, por exemplo.

Observe atentamente todas as etapas abaixo pois o cumprimento de cada uma delas é importante para que você possa aproveitar ao máximo sua mobilidade sem ter que se preocupar com sua vida acadêmica na UFRJ​ durante o intercâmbio.

1 - Entrega do Plano de Estudos e Formulário de Registro de Saída à DARI/POLI

O Formulário de Registro de Saída é o primeiro passo para o intercambista POLI ativar seu status de Aluno em Intercâmbio, pois os dados desse formulário compõem a documentação que será enviada pela DARI/POLI para a DRE.

Esse procedimento é indispensável para que essa etapa da vida acadêmica esteja registrada no histórico escolar com a posterior inclusão das disciplinas validadas. Dessa forma, essa é uma etapa OBRIGATÓRIA. O descumprimento dessa etapa desampara o aluno dos direitos do intercambista.

Compõem essa etapa:

1.1- Impressão do Plano de Estudos e, após o preenchimento, além da digitalização para inclusão no Formulário online (o documento pode ser digitalizado sem assinatura da DARI), tirar uma cópia física. Assinaturas do candidato e do coordenador de curso são obrigatórias;
1.2- Preenchimento dos dados do Formulário online;
1.3- Leitura do Termo de Compromisso disponível no Formulário para aceite das condições nele presentes (obrigatório);
1.4- Entregar o Plano de Estudos original e uma cópia à DARI-Poli (data e local de entrega serão agendados e avisados pela DARI-Poli).
O original é arquivado e a cópia (com a assinatura da DARI-Poli) será a comprovação do aluno da entrega e registro. Cabe lembrar que, caso o aluno queira validar as disciplinas cursadas no exterior, esse documento será fundamental para abrir o processo de equivalência.

2 - Entrar com processo de obtenção de visto

Cabe salientar que o prazo para a obtenção do visto é de 15 dias úteis, ou seja, aproximadamente três semanas. Podem ser necessárias outras etapas antes de entrar com o pedido de visto, como por exemplo: para obter visto para a França é necessário o comprovante da inscrição no Campus France e o envio de toda a documentação exigida pelo Consulado.
Finalizado o processo de obtenção de visto (visto emitido), a passagem aérea pode ser comprada.

Não se esqueça de resolver questões como obtenção do seguro viagem (obrigatório para poder viajar) e confirmar sua hospedagem/moradia principalmente se sua Universidade possui alojamento, pois é preciso requisitar uma vaga o mais cedo possível.

Para dicas de passaporte, visto entre outros, acesse o site Portal Consular e, para além, não deixe de se informar por conta própria.

3 - Envio da Declaração de Chegada à DARI/POLI​-UFRJ

Chegando ao seu país de destino o aluno deve preencher o Formulário de Registro de Chegada e anexar uma cópia digitalizada da Declaração de Chegada, assinada e carimbada pelo responsável das Relações Internacionais da universidade parceira.
A partir daí seu nome será enviado à DRE para regularização de matrícula.

Após esse passo você se torna, oficialmente, um aluno em intercâmbio. Sendo assim, sua comunicação com a DARI-Poli deverá ser feita EXCLUSIVAMENTE através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para todo e qualquer tipo de suporte (esclarecimento de dúvidas, solicitação de documentos, etc.). .

Os prazos para envio da Declaração de Chegada são:
  • 1º Semestre: de 15 de Fevereiro até 20 de Março;
  • 2º Semestre: de 20 de Agosto até 15 de Outubro.


4 - Alteração de Plano de Estudo (APE)

Toda alteração no Plano de Estudos original deve ser solicitada via Formulário online: Formulário de Alteração de Plano de Estudos.
O aluno deverá preencher a Alteração do Plano de Estudos com as disciplinas que deseja incluir ao plano de estudos original, assinar, digitalizar e anexar no Formulário de Envio.

As exclusões de matérias não cursadas não precisam ser registradas/enviadas. Cabe lembrar que o aluno poderá enviar apenas UMA Alteração de Plano de Estudos por semestre, obedecendo o prazo estipulado pela DARI-Poli. As alterações possuem aprovação automática, logo não é necessário enviar aos coordenadores de curso.

Os prazos para envios das APEs são:
  • 1º Semestre: de 1º de Fevereiro até 31 de Março;
  • 2º Semestre: de 1º de Setembro até 31 de Outubro.


5 - Prorrogação de intercâmbio

Havendo interesse em prorrogar o intercâmbio, para que a situação do aluno se mantenha regular na UFRJ é preciso, primeiramente, apresentar algum documento da universidade parceira concordando com a prorrogação e, além disso, um documento de pesquisa/estágio com a proposta de estadia no exterior (com as datas precisas). Logo depois o aluno precisará preencher o Formulário de Prorrogação do Intercâmbio e anexar as cartas supracitadas. Assim, entraremos em contato com o coordenador de projeto e/ou de curso solicitando o aval.

Os prazos para envio do Pedido de Prorrogação de Intercâmbio são:
  • 1º Semestre: de 1º de Maio até 30 de Junho;
  • 2º Semestre: de 1º de Outubro até 30 de Novembro.

  • Importante: Cada novo semestre solicitado para intercâmbio, obrigatoriamente, requer um novo Plano de Estudos que deverá ser anexado através do Formulário de Prorrogação.


6 - Envio da Declaração de Retorno

O preenchimento do Formulário de Registro de Retorno é o procedimento necessário para o Intercambista POLI reativar sua matrícula após a conclusão de seu intercâmbio. Os dados do Formulário gerarão uma planilha que será utilizada pela DARI-Poli para a alteração de status no SIGA. Dessa forma, o preenchimento do Formulário é OBRIGATÓRIO e o não cumprimento dessa etapa implica na não alteração do status.

Os prazos para envio do Formulário de Registro de Retorno são:
  • Retono para 1º Semestre: de 1º de Novembro até 15 de Dezembro;
  • Retono para 2º Semestre: de 1º de Junho até 15 de Julho.

O SIGA só permitirá o pedido de inscrição em disciplina após a ativação da matrícula do aluno e essa etapa só será concluída mediante ao envio do Formulário de Registro de Retorno. O comprovante da compra da passagem aérea informando a data de retorno deverá ser anexado ao formulário.

Alunos que não regularizarem seu retorno só terão a matrícula ativada após o período de Trancamento de Inscrição em Disciplina.

A data limite para retorno ao Brasil é de até 30 dias após o início das aulas e será verificada pelo bilhete aéreo (anexado no Formulário). Alunos com retorno após a data limite poderão ter a reativação de matrícula negada. Caso isso ocorra, a matrícula será mantida em intercâmbio e será reativada no semestre seguinte ao solicitado.
Todos os alunos deverão estar na UFRJ para o início das aulas. Aqueles que não estiverem, não terão qualquer tipo de benefício por ser intercambista. ABONO DE FALTAS, SEGUNDAS CHAMADAS DE PROVAS, AVALIAÇÕES, TRABALHOS, ETC, NÃO SÃO DIREITOS DO INTERCAMBISTA!

As datas limite para retorno são:
  • 1º Semestre: 10 de Abril de 2019;
  • 2º Semestre: 04 de Setembro de 2019.


7 - Processo de Dispensa de Disciplinas

Para informações a respeito da abertura do processo de Dispensa de Disciplinas realizadas durante intercâmbio, procure a secretaria do seu curso.

O processo só poderá ser aberto com TODA a documentação exigida.


O aluno pode alterar seu plano de estudos durante o período de intercâmbio, porém, toda e qualquer equivalência de disciplina cursada em IESE só será concedida mediante processo de dispensa de disciplina aberto pelo aluno após seu retorno à UFRJ e aprovação do mesmo pela Coordenação do Curso.
Os procedimentos e documentos necessários à abertura do processo de dispensa de disciplinas estão listados abaixo.

7.1- Procedimentos para abertura do processo:

7.1.1- Procure a Secretaria de seu curso na Poli e solicite as informações para abertura do processo.

7.2- Documentos necessários a abertura do processo:

7.2.1- Requerimento de Dispensa de Disciplina cursada em Intercâmbio Acadêmico;
7.2.2- Cópia do Plano de Estudos entregue à DARI/POLI antes do início do intercâmbio, o qual deve estar devidamente assinado pela Coordenação do Curso e pela DARI-Poli;
7.2.3- Cópia da Alteração do Plano de Estudos quando for necessário;
7.2.4- Boletim Escolar Oficial original da IESE na qual o(a) aluno(a) realizou o intercâmbio. Será aceita cópia desde que autenticada por funcionário da DARI-Poli. (Cópias digitais serão aceitas desde que enviadas pela IESE diretamente para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
7.2.5- Ementas originais das disciplinas cursadas na IESE e traduções das mesmas para o português (tradução-livre);
7.2.6- Relatório de Intercâmbio (Instruções) - Salvar documento com título seguindo o modelo: Nome e sobrenome; Curso; Projeto de Intercâmbio;
7.2.7- Boletim Escolar da UFRJ atual.